
O periódico Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política acaba de lançar o dossiê “Democratização e desdemocratização na escala local: desafios para a governança urbana democrática nas regiões e municípios”, organizado por Humberto Meza, vice-coordenador do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, e Nelson Rojas de Carvalho, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador da rede.
O dossiê parte de uma questão-chave: como as dinâmicas de democratização e desdemocratização em municípios, estados e regiões influenciam a trajetória democrática nacional? Ao discutir esse processo, os artigos mostram que governos locais podem desenvolver práticas oligárquicas e autoritárias mesmo em contextos democráticos, tensionando o pacto federativo e os mecanismos de governança urbana. O conjunto das análises traz contribuições centrais para a Linha III do novo programa INCT do Observatório (2025-2030), conforme afirma um dos organizadores:
— Além de mostrar pesquisas e discussões sobre a construção democrática nos territórios brasileiros, o dossiê pretende contribuir com uma das novas linhas do novo ciclo do INCT Observatório das Metrópoles, especificamente as pesquisas sobre governança e poder nas metrópoles, que visa compreender quais formas de governos são adequados para construir um sistema de bem-estar urbano — expressa Humberto Meza.
Entre os destaques do dossiê estão uma entrevista inédita com o cientista político Carlos Gervasoni, referência internacional nos estudos sobre autoritarismos subnacionais, e análises que vão desde os ciclos de participação democrática no Conselho das Cidades, até reflexões sobre as práticas políticas nas periferias urbanas, a governança das águas na Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (RJ) e uma releitura da chamada “Prefeitura Socialista” do Rio de Janeiro (1986-1988). O dossiê se encerra com uma resenha do livro Direitos de/para todos, da ministra Cármen Lúcia, feita por Denise dos Santos Rodrigues.
Segundo os organizadores, a proposta é oferecer novos olhares teóricos e empíricos sobre as escalas locais da política, fundamentais para compreender os limites e as possibilidades da governança democrática urbana no Brasil.
Fonte: Boletim Nacional INCT Observatório das Metrópoles, 02/10/25