Um movimento convergente em direção a uma maior sinergia entre academia e gestão pública marcou a abertura do II Fórum Norte Fluminense “Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: desafios e possibilidades para ações comuns”, nesta terça, 12/03/24, na Cidade Universitária de Macaé (RJ). O Fórum se estende até quinta, 14/03/24, no auditório Claudio Ulpiano, no bloco A da Cidade Universitária, em iniciativa conjunta do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles e da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Prefeitura de Macaé, com apoio financeiro da FAPERJ.
“O Observatório das Metrópoles tem essa potência”, afirmou a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, ao defender a aproximação entre as universidades e o poder público, especialmente no nível municipal. Para Luiz César de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, o compromisso histórico com esse tipo de agenda se tornou ainda mais importante nos dias atuais e se materializa na realização do II Fórum. Já a reitora Rosana Rodrigues, da UENF, propôs que o livro a ser lançado durante o evento — Desenvolvimento Urbano e Governança: para uma agenda do Norte Fluminense — seja leitura obrigatória para os gestores de todos os municípios da região.
A solenidade de abertura reuniu, ainda, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, e representantes institucionais da UFF, IFF e UCAM, além de Wania Mesquita, uma das coordenadoras do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles.
Às 14h começa a mesa sobre cooperação federativa horizontal, com participação do CIDENNF, OMPETRO e SEBRAE e representante do Núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles. Às 17h tem o lançamento do livro Desenvolvimento Urbano e Governança: para uma agenda do Norte Fluminense.
Confira a programação no site do Fórum.