Mapa dos arranjos populacionais dos municípios considerados produtores de petróleo no trecho fluminense da Bacia de Campos

Notas de 22 a 27/05/23

Campos dos Goytacazes (RJ), 22 a 27 de maio de 2023

Mortalidade por causas externas

Municípios do trecho fluminense da Bacia de Campos segundo o arranjo populacional

A doutoranda Mayara Xavier Moraes, pesquisadora assistente do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, entregou a versão final de sua dissertação de mestrado em Políticas Sociais pela Uenf, cuja defesa ocorreu em 15/02/23. O título é “O impacto da mortalidade por causas externas na esperança de vida dos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos/RJ”, e a orientação foi de Joseane de Souza, pesquisadora do Núcleo Norte Fluminense. O principal objetivo do trabalho foi analisar o impacto da mortalidade por causas externas (tais como acidentes, homicídios, quedas, suicídios, afogamento, lesões intencionais ou acidentais e envenenamento) sobre a esperança de vida da população dos municípios fluminenses produtores de petróleo na Bacia de Campos.

ENANPUR

O Observatório das Metrópoles participa com 63 trabalhos do XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), que se realiza de 22 a 26/05/23, em Belém (PA). Realizado a cada dois anos, o Encontro tem como tema, nesta edição, “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso”. Ao longo do Encontro, pesquisadores e pesquisadoras vinculados ao Observatório estarão presentes em 12 sessões temáticas, 18 sessões livres, três sessões especiais e cinco mesas-redondas. O coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar Ribeiro, é um dos organizadores da sessão livre “Reforma Urbana e o Direito à Cidade na Quarta Transformação Estrutural. Diálogos sobre a sociedade urbana no futuro e o futuro da sociedade urbana. Que agenda?”, prevista para as 10h30 de quinta-feira, 25/05, com Luciano Fedozzi (Núcleo Porto Alegre) e Márcio Pochmann (IE/Unicamp).

Conexões Urbanas: evento adiado

Foi adiado para data a ser definida o evento Conexões Urbanas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense (PPGAU/IFF), que integra o Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles. Inicialmente o evento ocorreria de 19 a 23/06/23, prevendo-se a discussão do papel da arquitetura e do design em criar conexões significativas e sustentáveis entre as pessoas, os ecossistemas urbanos, os lugares e o meio ambiente em áreas urbanas.

GT na ANPOCS

Luciana Andrade, professora da PUC Minas e membro do INCT Observatório das Metrópoles, é uma das coordenadoras do GT 24 (“Urbanidades contemporâneas”) do 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), que se realizará de 18 a 27/10/23, na Unicamp, em Campinas (SP). O GT 24 será virtual, e Luciana divide a coordenação com o professor Rogerio Proença Leite, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Detalhes aqui.

Acompanhe o Boletim Semanal nacional do INCT Observatório das Metrópoles.