Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro ministra aula magna no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da UFF em Campos RJ

Novo enquadramento para a questão urbana: aula magna de Luiz Cesar na UFF

Luiz Cesar: calibrando novo enquadramento teórico

“A questão urbana na periferia do capitalismo do século XXI: agenda de pesquisa para o desenvolvimento nacional”. Esse foi o título da aula magna ministrada pelo professor Luiz César de Queiroz Ribeiro, coordenador geral do INCT Observatório das Metrópoles, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGSP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento ocorreu na terça, 07/05/24, atraindo professores, pesquisadores e estudantes da própria UFF e de outras instituições.

— Não sabia que eu estava tão popular –, brincou Luiz César, diante da necessidade de deslocamento para um auditório maior em função da lotação.

Em tom coloquial, a toda hora pedindo “paciência” à plateia, Luiz César expôs as linhas básicas de um novo enquadramento teórico (ainda em construção) para interpretar o fenômeno urbano-metropolitano. Lembrou que o mundo mudou muito e ainda está mudando velozmente, o que obriga o analista a rever seus conceitos e suas maneiras de se apropriar da realidade.

Nessa nova abordagem sobre a urbanização dependente ocupam lugar central os conceitos de neoextrativismo (o que agora se extrai dos territórios periféricos não são apenas produtos naturais, mas haveria conjuntamente grandes operações de extração por parte do capital associadas à logística e às finanças) e rentismo (característica da fase atual do capitalismo segundo a qual o controle das relações de produção já não é o aspecto mais importante da dominação, dando lugar ao controle sobre relações de propriedade, sobretudo de grandes marcas). Como exemplo, citou a Nike, que não seria propriamente uma fabricante de tênis, mas muito mais uma marca que tem preponderância sobre as relações entre industriais e trabalhadores nas fábricas que efetivamente produzem os calçados, em países periféricos.

— Não devemos imaginar que  isso seja uma deformação do capitalismo, mas sim o seu próprio desenvolvimento — afirmou.

A aula magna do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro teve que ser transferida para um auditório maior para comportar o público.
Auditório maior para abrigar o público

Quem apresentou Luiz César ao público foi a professora Érica Tavares, do PPGDAP/UFF, uma das coordenadoras do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles. Durante seu doutorado, no IPPUR/UFRJ, Érica teve Luiz César como orientador.

A comunidade universitária da UFF em Campos participa da greve nacional nas universidades federais, e a aula magna foi um dos eventos da programação definida pelo Comando de Greve.