
O Núcleo Norte Fluminense participa ativamente do Seminário Nacional da rede INCT Observatório das Metrópoles, que ocorre de segunda, 28, até esta quinta, 31/07/25, no Rio de Janeiro. Com o tema “Transformações da ordem urbana e estratégias de desenvolvimento urbano inclusivo, igualitário, democrático e ambientalmente sustentável”, o evento mobiliza cerca de 100 integrantes dos 21 núcleos regionais da rede e propicia o debate sobre o marco teórico do novo programa de pesquisa do Observatório, válido para o período 2025-2030.
Esse novo marco teórico está descrito no livro “A nova urbanização dependente no capitalismo rentista-neoextrativista”, organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do INCT, e Nelson Diniz, professor do Colégio Pedro II e pesquisador da rede. O livro foi publicado este ano pela editora Letra Capital, com apoio da Faperj.
Para Luiz Cesar, a promoção de cidades diferentes das que temos hoje exige uma transformação no modelo de acumulação vigente, denominado rentismo-neoextrativismo — no qual o Brasil se enquadra como “um paraíso do capital fictício”, que tem capacidade de impor ao país “decisões espoliativas”.

O Núcleo Norte Fluminense enviou três pesquisadores para o Seminário: Érica Tavares e Humberto Meza, membros da coordenação local, e Guilherme Pereira. Saiba mais sobre o evento na edição 895, de 31/07/25, do Boletim Semanal nacional do INCT Observatório das Metrópoles.