Presença na Semana de C&T lança bases para Fórum em 2024
O Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles participa, na próxima quarta, 18/10/23, da programação da Semana de Ciência e Tecnologia em Macaé (RJ). O evento, na tenda em frente ao Bloco A da Cidade Universitária, terá duas mesas consecutivas, a partir das 14h.
A primeira será uma apresentação do Núcleo, com a participação de dois coordenadores locais — Érica Tavares da Silva Rocha (UFF) e Humberto Mario Meza (IPPUR/UFRJ) — e de Marcelo Gomes Ribeiro, membro do Comitê Gestor Nacional e coordenador do núcleo Rio de Janeiro. A segunda mesa vai abordar pesquisas nas áreas de moradia e habitação de interesse social (Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda, UCAM-Campos); ilegalismos e violência (David Maciel de Mello Neto, CCH/UENF); e ainda mobilidade e desigualdades socioespaciais (Érica Tavares, UFF). A programação detalhada está aqui .
O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), programa conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em parceria com a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A rede Observatório das Metrópoles reúne mais de 400 pesquisadores de todas as regiões do país, distribuídos entre 18 núcleos. O mais recente é o do Norte Fluminense, que congrega pesquisadores da UENF, UFF, IFF e UCAM.
A participação na programação macaense da Semana de Ciência e Tecnologia prepara a realização da segunda edição do Fórum Norte Fluminense: Governos e Desenvolvimento Urbano, prevista para março de 2024, em Macaé. A primeira edição ocorreu em setembro de 2022, no Centro de Convenções da UENF, em Campos dos Goytacazes.