Os primeiros resultados do Censo 2022 para o Norte Fluminense, Porto Alegre (RS) e Vitória (ES) foram tema de entrevista concedida simultaneamente por três pesquisadores da rede Observatório das Metrópoles no último dia 11/09, durante o programa Espaço Cidadão, da Rede TVT. A professora Érica Tavares, da Universidade Federal Fluminense e uma das coordenadoras do Núcleo Norte Fluminense do Observatório, foi entrevistada ao lado dos professores Paulo Soares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Núcleo Porto Alegre) e Pablo Lira (Universidade de Vila Velha e Núcleo Vitória).
Ao comentar os resultados preliminares do Censo para Campos dos Goytacazes, Macaé e região, Érica ressaltou que o fenômeno metropolitano pode ser captado pelas regiões oficialmente instituídas pelos respectivos estados, o que apresenta um caráter mais político-institucional, mas também por estudos acadêmico-científicos com base conceitual que permitem dimensionar a integração econômica, populacional, de infraestrutura e serviços entre os diferentes espaços em dada região.
“O Norte Fluminense não é uma região metropolitana, mas se pode afirmar que a região está inserida no processo de metropolização”, diz Érica, destacando a importância dos dados censitários recentes para capturar as novas dinâmicas dessa inserção e da integração da região neste processo.
Para a pesquisadora, as diferenças na distribuição populacional e nos ritmos de crescimento entre as regiões de Campos e Macaé são notáveis “Embora todos os municípios tenham diminuído a intensidade do crescimento populacional, a região de Campos cresce consideravelmente menos em relação à região de Macaé-Rio das Ostras. Os determinantes destas diferenças poderão ser mais bem avaliados com a divulgação de novos dados do Censo de 2022”.
Exibida ao vivo, a entrevista foi conduzida pelo cientista político Robson Carvalho e está disponível no YouTube . A Rede TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. O debate aconteceu no programa Espaço Cidadão, apresentado por Robson Carvalho.
Assista aqui à íntegra da entrevista.