Em iniciativa conjunta do laboratório no.ar — cotidiano e tecnologia da UFF com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF e Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (Iuperj) da Ucam, acontece nesta quarta e quinta, 21 e 22/06/23, o evento “Junho mora onde?”. Trata-se de uma reflexão sobre os dez anos das mobilizações de junho de 2013, que marcaram o início de um período de turbulência política no país. Dia 21 a programação ocorre na UENF, e dia 22, na UFF Campos dos Goytacazes.
O evento é também oportunidade para a divulgação do aplicativo Vida coletiva, desenvolvido pela UFF, pelo qual é possível compartilhar registros sobre os eventos e participar da construção colaborativa de acervos sobre o tema.
— Para além dos processos políticos institucionais, debater junho de 2013 diz respeito a novos processos sociais e históricos em escala internacional (se recordarmos as revoluções coloridas) e nacional, como o surgimento da extrema-direita que passa a se organizar em movimentos sociais, a ocupar as ruas, as instituições e a lutar por posições no aparelho de Estado, valendo-se do avanço das comunicações, representado pelo smartphone, das novas mídias e das redes sociais — diz Wania Mesquita, coordenadora do PPGSP/UENF e membro da Coordenação do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles.
Programação e informações: aqui.