Luiz Werneck Vianna

Nota de pesar: um reconhecimento a Luiz Werneck Vianna

Luiz Werneck Vianna
Werneck Vianna: intelectual brilhante

Com grande pesar comunicamos a perda de um dos principais expoentes nas Ciências Sociais brasileiras, o brilhante intelectual Luiz Werneck Vianna. Graduado em Direito, Werneck teve uma vida dedicada a pensar a ordem social e política no Brasil, adotando conceitos de Gramsci e Tocqueville, seguindo um percurso onde trajetória de vida e pesquisa são inseparáveis.

Engajado na ciência política como arena para o embate de ideias sobre a democracia, Werneck Vianna analisou a modernização e a cultura política brasileira, concentrando-se na democratização da esfera pública, com foco na autonomia e no exercício da cidadania.

Em diálogo com Oliveira Viana, Tavares Bastos, Florestan Fernandes, Raimundo Faoro, entre outros clássicos das nossas Ciências Sociais, Werneck Vianna construiu um pensamento autêntico. Do sindicalismo e do liberalismo brasileiro, passando pela revolução passiva e o seu pioneirismo nos estudos sobre a judicialização da política e das relações sociais, Werneck Vianna despede-se da vida, mas deixa um legado significativo nas Ciências Sociais, tornando-se uma referência imprescindível nos trabalhos sobre judicialização e democratização da sociedade brasileira.

Reconhecido por sua sagacidade e visão, Werneck era frequentemente solicitado pela mídia para entrevistas. Sempre demonstrava — com inteligência, perspicácia e destreza — a profundidade de suas análises sobre a conjuntura, revelando seu conhecimento de maneira clara, objetiva e envolvente.

Ciente das dificuldades de um país que consegue combinar modernização com atraso, construindo avanços e retrocessos na política brasileira, Werneck nada tinha de pessimista. Pelo contrário, mostrava um entusiasmo que nutria um corpo maduro em um espírito atento e cheio de vivacidade. Talvez por essa razão, manteve-se ativo em seu trabalho de professor e pesquisador. Aliás, tinha planos de ministrar a disciplina “Teorias do Brasil” neste semestre, em colaboração com Maria Alice Resende de Carvalho, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Ciências Sociais da PUC-Rio.

Expressamos nossa solidariedade à família, aos amigos, aos alunos e a tantos ex-alunos que sofrem com a perda do mestre. Embora Werneck Vianna tenha partido, sua influência continuará presente nas gerações futuras de estudiosos e pensadores.