II Fórum Norte Fluminense, de 12 a 14/03/24, em Macaé (RJ)

Fórum em Macaé debate cooperação entre municípios

II Fórum Norte Fluminense, de 12 a 14/03/24, em Macaé (RJ)

 

Será viável que Campos, Macaé e outros municípios trabalhem juntos em ações de interesse comum? Já fazem isso em alguma medida? Essa será a discussão central do II Fórum Norte Fluminense, que se realizará de 12 a 14 de março, na Cidade Universitária de Macaé (RJ), com inscrições gratuitas e emissão de certificado. Além de estudiosos e lideranças da própria região, o tema será abordado por especialistas da rede INCT Observatório das Metrópoles que são referência em cidades como São Paulo, Belém, Porto Alegre e Natal.

O Fórum ocorrerá no Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária de Macaé. Haverá cinco mesas de discussão, sobre os seguintes temas: cooperação entre os municípios da região;  economia extrativista e sustentabilidade ambiental; economia do petróleo e autonomia municipal;  participação e controle social na Bacia de Campos; e gestão urbana visando à construção de cidades para todos. Também será lançado o primeiro livro produzido pelo Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, sobre questões urbanas e desenvolvimento regional, e apresentado o banco de dados do Núcleo.

A iniciativa é do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, um programa nacional de pesquisa em rede financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tendo a coordenação geral do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. O Fórum é parte de um projeto específico, que, com recursos da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), vem buscando respostas para a pergunta “Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do estado do Rio de Janeiro”. Esta segunda edição do Fórum tem a parceria da Secretaria Adjunta de Ensino Superior de Macaé, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Inscrições aqui.

Programação, inscrições e outras informações em breve aqui mesmo no site do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles.

plugins premium WordPress