Pesquisador Nilo Lima de Azevedo, do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, ministra palestra em Conferência em Rio das Ostras (RJ)

Orçamento participativo em debate em Rio das Ostras

Nilo Lima de Azevedo fala a conselheiros em conferência sobre orçamento participativo

O professor Nilo Lima de Azevedo, pesquisador do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, participou, no último sábado, 25/11/23, da IX Conferência Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo de Rio das Ostras (RJ). Ele ministrou a palestra “Federalismo, controle social e orçamento participativo”.

A conferência se realizou na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, e elegeu os novos membros do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) para o biênio 2024/2025. Para o pesquisador, a Conferência é uma iniciativa muito importante porque institucionaliza a representação de diversos interesses e territórios da cidade, o que em tese democratiza as decisões tomadas no processo de elaboração do orçamento.

— Além disso, a eleição transparente para o Conselho Municipal de Orçamento Participativo gera confiança e legitimidade nas ações do governo, permitindo que as escolhas orçamentárias reflitam as reais necessidades dos cidadãos, resultando em políticas mais direcionadas e justas para cada região e grupo social.

Nilo é professor associado da Uenf, onde atua no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) do Centro de Ciências do Homem (CCH) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS).