Pesquisadores fazem visita técnica a lagoas

Lagoa do Taquaruçu ou do Parque Prazeres, 14/07/23
Lagoa do Taquaruçu: beleza ameaçada.

Três pesquisadores do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles participaram, em julho, de uma visita técnica às lagoas urbanas do subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ). A visita foi um dos passos de um grupo de cidadãos que, instigados por uma mesa-redonda promovida pelo Núcleo NF em 2022, resolveram se organizar para tentar pautar intervenções do poder público local na área ambiental.

O grupo se constituiu em torno do professor e historiador ambiental Arthur Soffiati, que foi um dos participantes da mesa “Sustentabilidade”, ocorrida na Uenf em 21/08/22, como parte do “Fórum Norte Fluminense: Governos e Desenvolvimento Urbano”. O evento era uma iniciativa do Núcleo NF do Observatório, mas a ideia da incidência surgiu espontaneamente da plateia e foi proposta a Soffiati ao fim das discussões do dia. Após reuniões iniciais, os envolvidos na ação definiram como foco a proteção às lagoas de Guarus.

A visita técnica foi realizada em 14/07/23 e mobilizou um contingente ampliado de dez pesquisadores interessados na temática, incluindo professores, doutorandos, mestrando e bolsistas de iniciação científica. Nessa comitiva estavam a professora Érica Tavares, da Coordenação do Núcleo NF do Observatório das Metrópoles, e outros dois pesquisadores do Núcleo — Daniela Bogado (IFF) e Gustavo Smiderle (Uenf) —, acompanhados de estudantes de graduação e pós-graduação que também fazem parte do Núcleo.

Ao todo, a empreitada percorreu nove lagoas, em geral ameaçadas pela expansão urbana: do Cantagalo, do Exército, Jacu, Maria do Pilar, Olaria, Sapo (duas das três com esse nome), Taquaruçu (ou do Parque Prazeres) e Vigário. O grupo de cidadãos constituído em 2022 segue se reunindo para traçar estratégias e identificar potenciais aliados.

Professor Arthur Soffiati dialoga com pesquisadores e estudantes em fragmento da Lagoa do Sapo, no bairro Eldorado, em Guarus, Campos dos Goytacazes (RJ) - 14/07/23
Soffiati com pesquisadores e estudantes em fragmento da Lagoa do Sapo.

Acesse o boletim semanal da rede Observatório das Metrópoles.